segunda-feira, 11 de maio de 2009

. segunda-feira, 11 de maio de 2009

Olá.


Bom, essa semana estava passeando pelas comunidades do orkut, e achei um tópico muito interessante, resolvi olhar. Lá, havia o site de uma reportagem sobre a Igreja Gótica Paulista, gostaria que vocês dessem uma olhada nisso:


[...]Tudo ocorreu numa chácara a cerca de 60 km de São Paulo. Tudo havia sido acertado para que naquela noite pudéssemos participar de uma das Missas Vampíricas. O calor abominável que fazia, logo fez todos deixarem de lado a indumentária pesada e optar por manter trajes mais confortáveis, mas ainda mantendo a cor preta. Logo na chegada, uma pessoa fazia questão de alertar aos forasteiros: nada de celular com câmera nem com gravador de voz, nada de fotografias, nada de nada. Se fosse encontrado alguma coisa, tudo seria tomado e destruído além de tomar uma boa surra que seria lembrada para sempre como uma das boas maneiras do anfitrião cultivar intrusos o mais longe o possível do local.

Os rituais são realizados desde Maio de 2006. Um sujeito de quase dois metros de altura, ainda vestido apesar do calor com seu sobretudo, batom negro e borrado nos lábios, apresenta-se aos neófitos como: o Reverendo. O culto obviamente é realizado de uma forma bastante distinta daquela que o padre inglês conduz. Começando pelo fato de não ser realizada numa igreja e sim num altar improvisado, as pessoas sentam se num belo tapete roxo, descalças e em semi-círculo diante do reverendo, enquanto um livro, com seus próprios manuscritos repousa em seu colo. O incenso, velas, hóstias e demais paramentos de culto foram "doados involuntariamente" por uma igreja da zona oeste da capital. Até mesmo a água benta, rebatizada com gotas de sangue dos ministros do culto foi furtada da mesma paróquia.Durante todo o culto que dura em torno de uma hora e quinze minutos, um desfile de cânticos movidos a Dead Can Dance, Fields of Nephilim, The Cure e Lacrimosa, dão um clima de tranquilidade e concentração para todos os presentes.

Temos então o início litúrgico:


"Dominarás a tudo e a todos,
Não temerás a vingança,
Não cederás a revanche,
Não declinarás ao combate.
Faremos jus aos grandes magos,
Santificaremos com amor as bruxas,
De ontem, de hoje e de sempre,
Nas forças da natureza,
Vento que será meus braço forte,
Chuva que será meu cobertor,
Ar que será meu refúgio,
Fogo que será meu punho,
A glória e a eternidade que tocam meus ombros nus,
Justa misericórdia ao arcanjo decaído por e para nós,
Sede a sede de minha alma,
Pois aquele que não sabe a quem adorar,
Não sabe por quem será adorado,
Aquele que não sabe a quem servir,
Não sabe por quem será servido,
Sol que ilumina o caminho do vulgo,
Lua que reluz na espada do vampiro,
Fogo que incandesce o sangue,
Alimento dos alimentos,
Não peça refúgio a luz do dia,
Pois esta será tua inimiga,
Abraçamos com fervor as sombras desta noite".

Durante o culto, caberá ao reverendo compartilhar a dádiva do sangue recebida dos novatos e compartilhar com seus demais já introduzidos no culto. Após a infusão, nos punhos, seios ou jugular; ele mantém pequenas quantidades do sangue na boca e realiza uma espécie de transfusão oral, com seus ministros e suas noivas, todos aglomerados a sua volta num número de três noivas e três ministros, cada uma de suas "noivas" vampiras receberá o sangue. A cada um de seus ministros caberá o papel de evangelizar e introduzir os novatos no culto vampírico.

A partir deste momento, aqueles ainda não introduzidos no culto são convidados a se retirar. Ninguém é obrigado a seguí-los, muito pelo contrário, o reverendo faz questão de dificultar a entrada de novos membros em seu culto.

A conversa que tive com ele já no fim da noite foi bem mais esclarecedora do que tudo aquilo que eu tinha presenciado até então. Sob a condição de que a conversa não revelasse os nomes dos presentes. Ninguém ali usa seus nomes verdadeiros; mudam de apelido conforme o humor: Pérola, Purple, Darken, Mármore, Nothing, Lothar ( o reverendo ) foram alguns dos epípetos ouvidos durante o culto e a confraternização que se seguiu.

"Lothar" conta que viveu dois anos e meio na Alemanha, precisamente em Potsdam, no leste, onde teve um contato bastante significativo com a cena gótica local. Mal afamada nos últimos anos, a prática de rituais de feitiçaria, satanismo violento e vampirismo faz parte do dia a dia de grande parte dos góticos alemães.

O fato de que cerca de 11 ou 12 por cento destes jovens integrarem grupos simpatizantes de extrema direita, ligada a neo-nazistas também faz com eles não sejam exatamente bem vistos e julgados pela população. Um fator que sempre irritou Lothar na cena gótica brasileira, em especial a paulistana, foi a sua passividade contra as agressões e o preconceito que a tribo sofreu e ainda sofre ao longo de sua existência. É notória a perseguição que esse grupo em particular sofre ainda nos dias de hoje.

Bem organizado, tanto espiritual como politicamente, este é o objetivo de Lothar, reproduzir no Brasil, com os mesmos efeitos a experiência vivida em solo alemão. Na cena gótica brasileira, as pessoas preocupam-se apenas com que roupa vestirá na próxima ida ao Madame Satã e qual é a novidade musical vinda do movimento Gothic Metal Europeu.

Pergunto a ele se não é contraditório, tentar tirar o grupo da obscuridade levantando orgulhosamente um lugar de culto e ao mesmo tempo, exigir anonimato de minha parte:"Não se pode habitar uma casa ainda em sua fase de alicerce".O projeto de Lothar é concluir o projeto durante o segundo semestre de 2008.

Já denominada PRIMEIRA IGREJA GÓTICA PAULISTANA, ele espera concentrar após o primeiro ano de atividades abertas do culto, pelo menos 150 pessoas por culto, duas vezes por semana. E já avisa de antemão que a igreja caminhará com as próprias pernas. Para finalizar, pergunto a Lothar se ele acha que terá liberdade "religiosa" para comandar a igreja ou sofrerá algum tipo de repressão por parte das autoridades:"Só o tempo vai dizer. E aproveito para dizer que Ian Curtis, Rozz Williams, Jim Morrison e Nico serão alguns de nossos mártires merecedores de imagens a serem adoradas em nosso templo", brinca Lothar.


O post é um tanto quanto grande, porém, esconde algumas falhas, como: se não se pode entrar com nada no culto como é que ele guardou tantas informações sobre o culto? Cultos vampíricos com água benta e hóstia? Muito estranho de entender... Tirem suas próprias conclusões. =)



0 comentários:

Postar um comentário