segunda-feira, 30 de março de 2009

História do Rock

. segunda-feira, 30 de março de 2009

Bom, eu estava passeando pelo meu PC e achei um super texto onde falava muita coisa sobre a história do rock, achei bem interessante, e que seria legal postar aqui. =)

Lá vai...

Rock and roll (também escrito rock 'n' roll) é um gênero musical que emergiu e se definiu no sul dos Estados Unidos durante a década de 1950, rapidamente se espalhando pelo resto do mundo. Evoluiu mais tarde para diversos sub-gêneros no que hoje é definido simplesmente como "rock". Atualmente, o termo "rock and roll" tem diversos significados, seja para definir o rock tradicional ao estilo dos anos 50, ou para definir o rock surgido posteriormente, e até mesmo certas vertentes da música pop.
Os instrumentos mais comuns no rock and roll são a
bateria, guitarra elétrica, o baixo e muitas vezes um piano ou teclado, embora no início, o principal instrumento tenha sido o saxofone, posteriormente substituído pela guitarra no final dos anos 50.

Estilos do rock

Década de 1950
O rock and roll nasceu da mistura de 3 gêneros musicais distintos da música americana:
blues, country e jazz.
Rockabilly: conhecido como country-soul, foi o estilo de rock de Carl Perkins, Gene Vincent, Eddie Cochran, Johnny Burnette e Dorsey Burnette.
Country rock: bastante parecido com o rockabilly, e as suas maiores estrelas foram Bill Haley, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash e Bob Luman.
Classic rock: mistura de vários outros tipos de músicas; seus maiores representantes foram Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, Bo Diddley, e Buddy Holly
New Orleans dance blues: gênero em que predominavam baladas, tendo o piano como instrumento principal. Little Richard e Fats Domino destacaram-se.
Chicago R&B (Rhythm and blues): basicamente uma versão negra do rockabilly, que tinha Chuck Berry e Bo Diddley como mestres.
Grupo vocal: sem instrumentos, podem ser comparados às boy bands de atualmente. Eram bandas em que era usado somente a voz, sem instrumentos.

Bom, semana que vem eu continuo, okeys?
Beeijo.

0 comentários:

Postar um comentário